MENOS É MAIS NAS ÚLTIMAS TENDÊNCIAS DE CALÇADOS ESPORTIVOS

Correr descalço e tênis tonificante entre as principais tendências de calçado

Foi apontado no 15th annual Health & Fitness Summit & Exposition do Colégio Americano de Medicina do Esporte que a tendência atual dos calçados esportivos é o minimalismo, ou seja, menos é mais. Mas será mesmo?

Matt Werd, que é ex-presidente da American Academy of Podiatric Sports Medicine identificou cinco tendências:

Correr descalço. Alguns corredores acreditam que correr descalço torna o padrão de corrida mais natural.  As pesquisas mostram que os corredores descalços usam mais o meio e a ponta dos pés que os corredores calçados. No entanto, não é claro que este padrão de corrida é melhor que o padrão tradicional quando o assunto é prevenção de lesões.

Tênis minimalistas. Estes calçados de peso extremamente leve e baixo perfil oferecem um padrão de corrida natural como dos corredores descalços, mas fornecem mais proteção ao pé.

Tenis tonificante. Os fabricantes afirmam que a instabilidade e a alta curvatura do solado destes tênis ativam mais músculos da perna do que os calçados tradicionais. Os tênis instáveis podem estimular mais a musculatura, porém eles podem também ser perigosos para aqueles que não têm uma adequada sensibilidade nos pés, tais como os diabéticos com neuropatia.

Meias de compressão. Estimulando melhor o fluxo sanguíneo e evitando o acúmulo de sangue nas panturrilhas, estas meia apertadas ajudam a melhorar a circulação e a oxigenação muscular.

Tênis para descanso. Este recurso seja tênis ou sandálias oferecem suporte e conforto aos pés após um treino longo. Fácil de por e tirar, calçados de descanso são sempre para auxiliar na recuperação de pés cansados e melhora do bem estar.

Werd, salienta que o calçado esportivo apropriado é o ponto chave na prevenção de lesões e melhora do desempenho esportivo. Moda não é sinônimo de segurança quando se trata de calçado. Uma rápida transição de um tênis tradicional para um minimalista provavelmente aumentará o risco de sofrer lesões.

Há uma corrente cada vez maior de atletas que treinam descalços ou com tênis minimalista, e as empresas de calçado estão alterando seus modelos para esta nova tendência, porém isto é visto com cautela entre os profissionais de medicina do esporte. As pesquisas não são conclusivas quanto qual o tipo de calçado ideal ou o melhor padrão de corrida para se prevenir lesões, assim eu desencorajo uma transição rápida para estes calçados minimalistas, disse Werd.

As recomendações para a adequada escolha do calçado deverá levar em consideração o tipo da pisada, a biomecânica, a experiência, e a modalidade esportiva praticada. Alem do mais, aliando tudo ao conforto, sendo estas a recomendação mais importantes.

3 comentários

  1. Olá Guilherme,
    Gostaria de parabenlizar pelo curso de Estratégias e Monitoramento de Exercícios Físico para populações especiais que aconteceu neste sábado em São José do Rio Preto, tive a oportunidade de participar pela segunda vez de um curso seu, e gostei muito. Foi ótimo para aumentar os meus conhecimentos e beneficiar minha carreira profissinal.Sobre o curso de pós-graduação de Prevenção e Reabilitação cardiovascular que você será o coordenador, teria como me informar melhor sobre o corpo docente porque estou interessada.Obrigada, até mais.

    1. Olá Ana, tudo bem?
      Fico feliz em receber o seu feedback positivo! Obrigado!!!
      Em relação ao curso de pós-graduação seguem as informações:
      Corpo docente:
      Guilherme Borges Pereira
      Rodrigo Ferro Magosso
      Mateus Moraes Domingos
      Nuno Manuel de Frade Sousa
      Jonato Prestes
      Richard Diego Leite
      Guilherme Fleury FIna Speretta
      e outro à espera de confirmação….Todos possuem especialização, mestrado e doutorado em andamento na área da saúde e exercício físico.

      Contatos:
      e-mail: oficialfaec@hotmail.com
      Oficial Academia: Av. Anísio Haddad, 7.045 – Jardim Palmeiras – SJRP
      Tel.: 3226-4308 / 8147-0679
      Att. Guilherme

  2. Parabéns pela aulas de ontem e hoje Mestre gostei muito!
    depois se der da uma força la no pratiqueatividades.com.br
    grande abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s