Glicemia através da Lágrima

Uma inovadora lente de contato que verifica a quantidade de glicose em diabéticos poderá medir o nível de açúcar no sangue desses pacientes apenas ao se olharem no espelho.

Vladimir ALexeev, químico da Universidade de Pittsburgh, mostrou em conferência o trabalho de seu grupo “Non –Invasive Photonic Crystal Tear Glucose Sensing”. A pesquisa foi apresentada como poster cuja abordagem foi sobre a medida de glicose através de lágrima.

Utilizando termos como: photonic cristals, 3-D ordered crystal strutere e crystalline colloidal array, ele mostrou o produto obtido. Trata-se de uma estrutura de cristal em gel, que forma uma película fina e moldável, que de acordo com a concentração de glicose no fluido lacrimal, interfere com o arranjo molecular. Ela difrata a luz mudando da cor azul para o vermelho, de acordo com a concentração de glicose.

A leitura semiquantitativa com as fitas de medida de glicemia – que podiam ser feitas sem monitores de glicose, como a Haemoglucotest -, é feita num espelho circular onde o paciente compara a cor da lente de contacto. Uma das propostas para este sensor é que seja feito como uma lente de contacto. O paciente olha uma lente dentro de uma caixa redonda, que tem em seu interior um espelho. De acordo com a variação de glicemia a cor se altera. Apesar de ser uma leitura semiquantitativa ela tem a vantagem de poder ser uma monitorização continua, bastando para isso que o paciente se olhe várias vezes no espelho, e compare as cores.

Parece ser um método muito acurado e apesar de não estar em fase de produção, e sim de ensaio clinico, pode ser muito promissora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s